27
Junho

Benefícios da massagem


Por: Fisioterapeuta Juliana Rodrigues
A massagem proporciona inúmeros benefícios, seja ela em qualquer técnica, como relaxante, modeladora, entre outras.

A massagem é uma das terapias mais antigas do mundo. Existem registros de técnicos de massagem há mais de 5.000 anos, em países como China, Japão e Egito. Vários médicos gregos descreveram técnicas e teorias de massagem, eles cultuavam muito a saúde e beleza e acreditavam que a massagem preparava a musculatura para o esporte em atletas e limpava as toxinas do corpo.

Ao longo dos anos, através de pesquisas e trabalhos científicos, descreveu-se a massagem como “o uso de diversas técnicas manuais que objetivam promover o alívio do estresse ocasionando relaxamento, mobilização de estruturas variadas, aliviando a dor e diminuindo o edema, prevenindo uma deformidade ou um problema de saúde funcional, em uma pessoa que tem um problema de saúde específico” (Wood, 1998, p.16).

Portanto, os antigos já sabiam dos inúmeros benefícios que a massagem proporciona, seja ela em qualquer técnica, relaxante, modeladora, terapêutica, etc. Dentre eles, a massagem ativa a circulação, mobiliza líquidos e gordura corporal, favorece relaxamento psíquico e físico, com isso ajuda a prevenir o estresse e a insônia, melhora o funcionamento do intestino, alivia contratura e tensões musculares e modela o corpo. Durante as manobras de massagem, ocorre um aumento da dopamina, neurotransmissor da sensação de prazer, o que causa um enorme bem-estar.

Venha experimentar uma de nossas técnicas!

Tags: Benefícios da massagem