08
Marco

Menopausa e os cuidados com a pele


Por: Fisioterapeuta Tatiane Spina Ramos
A menopausa modifica o funcionamento do corpo feminino, incluindo cabelo, pele e unhas.

A perimenopausa começa quando os sintomas da menopausa são sentidos pela primeira vez e termina quando ocorre a última menstruação (ou menopausa). Pode durar entre alguns meses até vários anos. A mulher só pode considerar que está na menopausa com aproximadamente um ano de ausência de sangramento; é uma transição que marca o fim da vida reprodutiva feminina, a fase que antecede a menopausa. A perimenopausa ocorre normalmente a partir dos 45 anos, quando os níveis normais de hormônios, que regem o ciclo reprodutivo ou menstrual, começam a diminuir e os sintomas da menopausa são desencadeados.

Sintomas da perimenopausa: suores noturnos, menstruações irregulares ou ausentes em alguns períodos, com alteração no fluxo, dentre outros. Começa a diminuir a produção do Estrogênio (um hormônio produzido pelos ovários).

A menopausa modifica o funcionamento do corpo feminino, incluindo cabelo, pele e unhas. As mudanças na pele tem como responsável os hormônios que mantém a elasticidade e o tônus.

Com o fim dos ciclos hormonais, a produção do estrogênio cai muito, diminuindo a quantidade de células chamadas fibroblastos (responsáveis pela produção das fibras de elastina e de colágeno que fazem a sustentação da pele). Essa mudança provoca redução do fluxo de sangue pelos vasos e diminui a capacidade de retenção de água pelas células, desacelera a atividade das glândulas sebáceas e sudoríparas, que produzem a oleosidade que protege a epiderme. Tudo isso deixa a pele mais seca, fina, flácida, sensível aos efeitos solares e propensa a rugas.

A velocidade dessas alterações de pele variam dependendo dos fatores de risco como exposição solar, tabagismo, dentre outros. O cigarro diminui a irrigação sanguínea das camadas que formam a pele, dificultando a eficiente oxigenação dos tecidos; suas toxinas inclusive roubam o oxigênio que deveria manter o bom funcionamento da pele, dificultando a absorção de nutrientes e a retirada de catabólitos das células.

O desequilíbrio hormonal típico da perimenopausa pode deixar a pele do rosto mais oleosa e sujeita à acne, pela predominância dos hormônios androgênicos na circulação, que também podem produzir pelos mais grossos no queixo e região lateral da face, por exemplo.

O processo de envelhecimento da pele começa aos 30 anos e se intensifica entre os 40 – 50 anos, quando se inicia a perimenopausa.

Aqui na Estética Los Angeles oferecemos vários tratamentos que visam melhorar a microcirculação da pele, a oxigenação dos tecidos, a eficiente nutrição e retirada de metabólitos das células.

Temos a Drenagem Linfática Manual, o Cellutec, os Aparelhos de Radiofrequências e vários outros, que  provocam a reestruturação das fibras de colágeno e elastina. Todos esses tratamentos melhoram toda a estrutura e funcionamento da pele, podendo ser feitos mais de um ao mesmo tempo, dessa forma desacelerando o processo de envelhecimento da pele.

Aguardamos você para vir fazer uma avaliação conosco.

Tags: Menopausa e os cuidados com a pele