29
Agosto

Tratamento de fibroses pós-lipoaspiração


Por: Fisioterapeuta Juliana Rodrigues
Os cuidados no pós-operatório são muito importantes para a prevenção e tratamento de fibroses e edemas.

É comum que o corpo reaja de maneiras diferentes durante o processo de cicatrização após uma cirurgia plástica, o organismo pode produzir irregularidades no tecido cicatricial como proteção podendo formar a fibrose, que é uma cicatriz interna, um tecido predominantemente feito de colágeno para reparar uma lesão.

Os cuidados no pós-operatório são muito importantes para a prevenção e tratamento da fibrose e do edema. Esse tratamento consiste em drenagem linfática, massagens na área de fibrose, ultrassom e posteriormente na aplicação da radiofrequência.

A fibrose deve ser manipulada manualmente para que seja suavizada, geralmente após a aplicação do ultrassom, que auxilia no relaxamento das fibras de colágeno, pois aumenta a permeabilidade entre as células, ativando a circulação local. Com isso a fibrose vai se soltando e suavizando, dependendo do organismo o tratamento pode durar por mais de 15 sessões, por isso deve-se procurar um profissional adequado que saiba a hora certa de começar a manipulação mais profunda, pois o pós-operatório é um período delicado.

Tags: Tratamento de fibroses pós-lipoaspiração