06
Agosto

Vamos falar de colágeno?


Por: Fisioterapeuta Juliana R. Santos Marques
Com o decorrer da idade, o organismo diminui a produção de colágeno - responsável por dar sustentação aos tecidos.

Muito se fala sobre a estimulação do colágeno na pele e em todo o corpo, e hoje vamos entender um pouco mais sobre isso. O colágeno, na verdade, é uma proteína composta por 3000 aminoácidos que tem a função de manter as células unidas e dar sustentação aos tecidos, como a pele, os ossos, articulações, músculos, tendões e etc.

Existem vários tipos de colágeno, cada um de acordo com a sequência de aminoácidos nele encontrado, por exemplo, o colágeno do tendão é diferente do colágeno encontrado na pele, apresenta-se mais compacto. 

É importante ressaltar que a partir dos 30 anos de idade ocorre uma redução gradual na produção de colágeno pelo corpo humano. Já aos 50 anos, a produção diminui drasticamente e chega apenas a 35% da sua produção total. Isso acontece devido à diminuição do hormônio estrogênio na menopausa. Então se faz necessária uma alimentação saudável com bastante fontes de proteínas, além de exercícios físicos e, muitas vezes, a suplementação, visando assim estimular a produção do colágeno no nosso corpo.

Aqui na Estética Los Angeles temos várias opções de tratamento para a estimulação do colágeno na pele, como a radiofrequência, o led e etc. É interessante fazer uma avaliação para saber quais seriam mais indicados em cada caso específico.

Tags: Estímulo de colágeno