Por: Fisioterapeuta Renata Marquetti

São vários os motivos que podem causar estrias durante a gestação. E o ideal é realizar algum tratamento imediato caso elas surjam!

O aparecimento das estrias na gestação ocorre pela ruptura das fibras colágenas e elásticas, devido a distensão da pele.

São vários os motivos pelos quais elas surgem, entre eles a predisposição genética, ganho de peso, peso do bebê, idade da gestante e pele desidratada. E quando aparecem as estrias, o que devemos fazer de maneira imediata é iniciar um tratamento, visto que quando elas estão com uma coloração avermelhada o resultado da melhora da aparência é melhor e mais rápido. Se o aparecimento ocorrer ainda durante a gestação, não podemos utilizar de muitos recursos, a não ser uma boa hidratação da pele. Já após o nascimento do bebê, o início do tratamento deve ser o mais rápido, mesmo estando amamentando, é possível.

Dentre os tratamentos para estrias, o melhor deles é o laser E-matrix, que consegue melhorar muito o aspecto das estrias, tanto a coloração quanto a diminuição da espessura da lesão tecidual. E agora mais recentemente o microagulhamento, sendo uma técnica que utiliza um roller com microagulhas. Tanto o laser quanto o microagulhamento podem ser feitos durante a amamentação.

O ideal é fazer uma avaliação com um de nossos profissionais, para identificar qual a melhor técnica para cada caso, lembrando que quanto antes for iniciado o tratamento melhor, pois há mais chances de recuperação das fibras elásticas e colágenas nas estrias vermelhas.

Tags: Estrias na gravidez