Por: Fisioterapeuta Renata Marquetti

A drenagem linfática auxilia a reduzir edemas e hematomas no pós-operatório!

A drenagem linfática no pós-operatório é uma excelente aliada na recuperação de uma pessoa em estado de recuperação cirúrgica. Este procedimento é indicado para reduzir a retenção hídrica, já que após a cirurgia, nosso corpo passa a reter uma quantidade maior de líquido.

De uns anos para cá, vem se falando bastante da necessidade da drenagem após a cirurgia plástica, seja a cirurgia de corpo ou rosto. Principalmente se tratando do pós-operatório, a técnica manual deve ser realizada para que o melhor resultado da cirurgia possa ser alcançado.

Se tratando da drenagem linfática, esta é uma técnica que age no sistema linfático, responsável pela defesa do organismo, assim este será estimulado. A principal função será acelerar o processo de saída dos líquidos e dos resíduos metabólicos que estão entre as células. Além disso, auxilia na regeneração dos tecidos e na ação anti–inflamatória, fortalecendo a imunidade.

Fazendo as sessões de drenagem linfática manual no pós-operatório, irá diminuir gradativamente o edema e hematomas que podem surgir. O ideal é fazer uma avaliação com um de nossos profissionais, para tirar suas dúvidas e melhor indicação da drenagem.

Tags: drenagem linfática, pós-operatório

Por: Gabielli Kadri - Fisioterapeuta Dermatofuncional

Conheça os benefícios da drenagem linfárica

Quando decidimos fazer uma cirurgia plástica, é preciso se preparar no pré, durante e no pós-cirúrgico. E é no pós-cirúrgico que indicamos a drenagem linfática.

Esta drenagem é um pouco diferente que a drenagem linfática estética. Ela possui movimentos mais lentos, suaves e específicos para cada região, dependendo de onde e qual cirurgia foi realizada, com objetivo de diminuir o processo inflamatório e uma melhor qualidade nas atividades diárias do paciente.

Após uma cirurgia é normal que o corpo retenha mais líquido que ele possa drenar, então é aí que a drenagem se torna importante, para reduzir a retenção hídrica, melhorar a circulação sanguínea, diminuir hematomas e ainda serve como aliada na redução de possíveis fibroses que a cirurgia pode causar.

 

É fundamental uma avaliação com um profissional para saber sobre o numero de sessões, quando iniciar e quais os cuidados que devem ser tomados.Lembre-se: um pós-operatório bem feito bem cuidado é uma garantia que sua cirurgia será um sucesso!

Tags: Drenagem Linfática pós-operatório