O ácido retinoico é um dos componentes mais estudados para tratamento tópico da pele para combater o envelhecimento. Este ácido é derivado da Vitamina A.
Grande aliado no tratamento do fotoenvelhecimento, atuando diretamente nas rugas finas, hiperpigmentação, manchas e sardas, textura áspera da pele e excelente no tratamento para estímulo de colágeno.
Tem como objetivo também melhorar a oleosidade da pele, fechamento dos poros, evita aparecimento de acnes e também é um grande aliado no tratamento de estrias, brancas e vermelhas.
Este ácido, em uma concentração mais alta, pode ser aplicado na pele a cada 7 a 10 dias, dependendo do problema a ser tratado.
Procedimento:
– Higienização da pele, a mesma deve estar bem limpa e seca;
– Aplicação do ácido (este tem cor de base);
– O produto deve ficar no rosto por aproximadamente 6 horas, só depois deve ser retirado da pele, com utilização de sabonete neutro e água corrente;
– Durante o tratamento, devido ao aumento da sensibilidade da pele, não deve se expor ao sol, pois a pele está sendo tratada com ácido e se isso acontecer pode causar irritação intensa e até mesmo surgimento de novas manchas;
– Dois ou três dias após a aplicação começa a descamação da pele, que pode durar uns 2 ou 3 dias aproximadamente.
Obs: o ácido retinoico não pode ser utilizado em gestantes.