Melasma

Melasma são manchas escuras ou acastanhadas que surgem no rosto, mas que também podem ocorrer em outras regiões do corpo que ficam expostas ao sol mais facilmente, como os braços. As causas podem ser diversas, envolvendo fatores genéticos, uso de anticoncepcionais, alterações hormonais e exposição ao sol sem proteção adequada. Devido a esses fatores de risco, o melasma é mais comum entre as mulheres, apesar de também poder ocorrer em homens. Porém, há tratamentos que clareiam as manchas, indicados com uma avaliação profissional individual.

Informações
gerais.

O melasma é caracterizado por uma alteração na pigmentação de determinadas regiões da pele. Essas manchas adquirem um tom acastanhado ou mais escurecido, sendo que a face é a região mais acometida, sobretudo nas maçãs do rosto, testa, lábio superior e nariz.
Essa alteração é desencadeada pela alteração da concentração de melanina, um pigmento que dá cor à pele. De forma geral, são as mulheres jovens, entre 25 e 40 anos, as mais afetadas. No entanto, todas as idades podem ser acometidas, inclusive os homens. E há vários fatores que influenciam no seu aparecimento, como predisposição genética, exposição a luz ultravioleta, uso de anticoncepcionais ou terapias de reposição hormonal e alterações hormonais comuns na gravidez. Também há relação com o fator inflamatório, desencadeado pela má alimentação, ou efeito vascular, que é a hiperreatividade da pele.
O quadro não causa dor nem coceira, mas pode ser bastante incômodo para quem sofre com ele. Dessa maneira, é essencial fazer uma avaliação dermatológica visando ao diagnóstico, pois com base nele se pode fazer o correto encaminhamento para o tratamento. Há diversas opções de uso tópico (ou seja, cremes, pomadas ou géis), além de procedimentos estéticos que promovem um clareamento das manchas. Há, ainda, opções para reduzir as chances do quadro se manifestar, como orientação em relação à dieta, proteção solar e outros cuidados preventivos.
Melasma

Tratamentos

    Agende sua avaliação com nossa dermatologista"

    Whatsapp