Saiba qual é o protetor solar ideal para você

Saiba como os protetores previnem problemas de pele

No brasil o câncer de pele corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no país. O filtro solar é uma maneira de proteção, que deve ser intensificada no verão.

Os raios ultravioletas são classificados como UVA e UVB. O primeiro tem ação profunda, é o principal responsável pelo envelhecimento e algumas formas de câncer. No filtro solar é indicado pelo PPD (tem que ser no mínimo a metade do valor do filtro), é mensurado em esdulas, onde “0” corresponde a nenhuma proteção e “4” a altíssima proteção; ou números em que <2 não há proteção nenhuma, 2-4 baixa, 4-8 média, 8-12 alta e >12 altíssima proteção. Já o UVB é indicado pelo FPS, onde 2-15 representa baixa proteção, 30-50 alta proteção e >50 altíssima proteção.

Existem dois tipos de protetor solar, os físicos, que agem na camada superficial da pele, refletindo as radiações. E os filtros químicos, que transformam os raios ultravioletas em calor.

A proteção ideal é a que apresenta um amplo espectro, boa absorção dos raios UVA e UVB, e resistência a água.

Deve-se evitar os horários entre as 10h e 16h e entre 09h e 17h no horário de verão, onde as ondas UVB são mais intensas.

A aplicação deve ser feita 30min antes da exposição solar, se houver transpiração excessiva ou se molhar deve ser reaplicado. Lembrar de aplicar nas mãos, orelhas, nuca e pés e principalmente nas cicatrizes e manchas. A reaplicação deve ser feita a cada 2 horas.

As pacientes que tem pele clara devem evitar períodos longos, já que apresentam envelhecimento solar precoce. Morenas clara e orientais são mais propensas manchas e melasmas. Morenas escura, mulatas e negras tem proteção natural, mas este fato não descarta o uso de proteção. Visto que o câncer de pele é mais comum nas pessoas que tem essa pigmentação, ao contrário do que se pensam.

Dentre todos esses aspectos para escolher um filtro ideal o tipo de pele é o que define qual produto deve ser utilizado.

Para pele normal em que o nível de oleosidade é controlada, sem ressecamento, o ideal são filtros sérum, loção ou spray.

A pele seca é opaca e com toque áspero, por esse motivo é indicado protetor creme, auxiliando a hidratação.

A pele sensível geralmente é vermelha e reage aos ativos com facilidade, é indicado loções e gel creme.

Para pele oleosa com presença de acne e comedões (cravos), é indicado produtos oil-free em gel ou spray.

E por fim a pele mista geralmente são secas e oleosas, os produtos devem ser menos gordurosos em veículo gel creme ou gel aquoso.

 

Alimentos ricos em carotenoides estimulam a proteção de melanina, portanto associar a alimentação e o uso de filtro solar resulta em um bronze mais bonito e natural.

Agende agora sua
avaliação gratuita

Whatsapp